Canela de Velho: Quais os benefícios terapêuticos?

Tem ação analgésica e anti-inflamatória

A canela de velho – de nome científico Miconia albicans – é uma planta da família das Melastomataceae, nativa do nordeste brasileiro. É uma planta subarbustiva, de caule fino, com altura de 0,70 a 3 metros de altura. Suas folhas são ovaladas, cruzadas, verdes e brilhantes na parte superior e brancas na área inferior. Possui hastes florais com tonalidade vermelha, pequenas flores brancas e frutos arredondados. Também conhecida como quaresmeira de flor branca, a canela de velho é prima das demais quaresmeiras que já conhecemos (de flor rosa ou roxa).

canela de velho

É uma das plantas mais associadas a tratamentos naturais contra dores nas articulações. Seu segredo está no combo de fitoquímicos anti-inflamatórios que suas folhas ofertam.

A artrose – também conhecida como osteoartrite – é uma doença que ataca as articulações, promovendo o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, causando dores, inchaço e inflamação. A canela de velho possui propriedades que auxiliam muito no seu tratamento e no alívio dos seus sintomas.

Receita de chá de canela de velho

Para fazer o chá, você precisará de um litro de água e 15 a 20 folhas de canela de velho. Faça uma decocção, ou seja, coloque as folhas na água, leve ao fogo, e deixe ferver por 30 segundos. Em seguida, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos. Depois é só coar e o chá já estará pronto para o consumo. A recomendação de uso é de duas xícaras por dia, antes do almoço e antes do jantar.

Observações importantes

Não existem contraindicações ou efeitos colaterais provenientes do consumo do chá de canela e velho, no entanto, é sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo que ele seja natural.

Saiba mais sobre a artrose >

Vale salientar que para obter resultados positivos, é preciso consumir o chá com regularidade, diariamente, por pelo menos 30 dias, podendo se estender por até 60 dias. Ou seja, o chá de canela de velho é um medicamento de uso prolongado e continuado.

Compartilhe a informação
Nutrição DF
Nutrição DF

Nutrição, nutrologia e performance física em Brasília / DF. Atendimento em clínica com bioimpedância de última geração, testes genéticos de alergia e intolerância e avaliação física completa. Equipe especializada, com preparador físico experiente, endocrinologistas, nutrologia, ortopedista e nutricionista esportivo.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *