Remédio natural para artrose – 11 tipos

A artrose ou osteoartrose (OA) é uma das doenças que podem ser tratadas à base de plantas medicinais, tem remédio natural para artrose ou antiinflamatório para artrose naturais, nos oferecendo ótimos resultados.

Um pouco mais sobre a artrose

A artrose é uma doença que ocorre quando a cartilagem (tecido que amortece e protege as extremidades dos ossos) se desgasta, afetando a mobilidade das articulações.

Ela pode surgir prematuramente, em pessoas com doenças genéticas, sendo de caráter degenerativo e ocorrendo com maior frequência em mulheres.

Saiba mais sobre a artrose aqui >

Remédio natural para artrose

Tabela de Contéudo para remédio natural para artrose

  1. Harpagophytum
  2. Sucupira
  3. Canela de velho
  4. Curcuma Longa
  5. Extrato de soja e abacate insaponificável
  6. Arnica montana
  7. Unha de gato
  8. Matricária
  9. Gengibre
  10. Boswellia
  11. Urtiga

Curcuma Longa

A Cúrcuma Longa, conhecida popularmente como açafrão, é uma espécie cujas propriedades vão além do seu uso culinário. Esta planta é utilizada na medicina oriental para combater várias doenças e também como anti-inflamatório.

Os seus princípios ativos, os curcuminóides, têm mostrado ter uma atividade anti-inflamatória e por isso tem um grande potencial para manter a saúde das articulações e proteger a cartilagem, sendo um remédio natural para artrose.

Alguns estudos têm comparado a ação da Cúrcuma em relação aos corticosteroides (medicamentos antiinflamatórios).

Os resultados demonstraram que os curcuminóides têm uma ação antiinflamatória semelhante ao destes medicamentos, porém, sem os efeitos colaterais.

Um recente estudo randomizado, placebo controlado, publicado por pesquisadores do St. John’s Medical College, em Bangalore na Índia, comparou o placebo, glicosamina e o extrato de Cúrcuma no tratamento da artrose de joelho.

O grupo tratado com a Cúrcuma demonstrou significante redução de dor e redução no uso de medicamentos em comparação com os outros grupos.  Os pesquisadores concluíram que a Cúrcuma é uma opção de tratamento eficaz e segura no tratamento da OA de joelho.

Existe a opção comercial: 2 cp de 250 mg 2x/dia.

Extrato de soja e abacate insaponificável

As frações Insaponificáveis de Abacate e Soja (Persea Americana Mill. + Glycine Max (L.) Merr.) também são bastante utilizados para o tratamento da artrose. Isso ocorre pois estas substâncias tem o potencial de estimular a produção de colágeno e suprimir algumas enzimas inflamatórias que destroem a cartilagem.  Uma revisão sistemática publicada publicada por pesquisadores do Lanerch, Medical Center em Havertown nos USA, reunia estudos controlados com insaponificáveis de soja e de abacate mostrou que seu uso reduz a dor, reduz a ingestão de analgésicos e melhora a função de pacientes com OA de joelhos, sendo um remédio natural para artrose.

Existe a opção comercial: 100 mg + 200 mg 1x/dia

Arnica montana

Arnica é o nome popular da espécie vegetal de nome científico Arnica montana, uma planta originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina alternativa para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.

Bom, aqui no nosso país a arnica é bem conhecida, espalhada e usada. Só que tem uma infinidade de nomes e de plantas diferentes que até podem nos confundir. Mas, todas as que, de alguma maneira, usam o nome de arnica, mesmo sendo plantas diferentes, têm as qualidades que descrevemos neste artigo, e isso, cientificamente comprovado. É o caso da arnica-brasileira que tem muito pela Serra da Canastra, em Minas Gerais e também no interior de São Paulo e Goiás. A família é a mesma, Asteraceae, e as qualidades curativas, semelhantes também, confira aqui neste estudo da Universidade de São José do Rio Preto sobre as qualidades medicinais da arnica-brasileira do gênero Lychnophora.

Para obter os benefícios da arnica é indicado realizar a aplicação do gel de arnica no local da dor. Já existem várias opções comerciais.

Unha de gato

É uma erva originária da América do Sul, extraída da casca da raiz seca de uma trepadeira lenhosa, que cresce em florestas tropicais, tais como a amazônica.

A unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias, de grande ajuda para problemas como a artrose. É possível preparar uma infusão dessa erva e beber duas vezes ao dia para aliviar o problema.

Matricária

É uma planta originária do sudeste europeu, muito difundida na América do Norte e Austrália.

A matricária é apreciada por suas propriedades analgésicas. Todas as partes da planta são efetivas, mas suas folhas quando secas são mais utilizadas, preparadas em infusões.

Gengibre

Raiz muito importante na medicina chinesa, visto que em seus componentes possui ingredientes ativos, com poderes analgésicos, que contribuem para aliviar dores, sendo um remédio natural para artrose, como também causadas por diversas outras doenças.

O consumo frequente de gengibre pode aliviar efetivamente a dor em diferentes partes do corpo, especialmente dores nas extremidades.

Boswellia ou incenso indiano

Sua produção se dá como resina de borracha da casca da árvore de mesmo nome. Ela serve para aliviar a dor causada pela pressão nas articulações inchadas. A boswellia é preparada como infusão e tomada em poucas quantidades por dia.

Existe a preparação comercial: 100 mg/dia

Urtiga

Essa planta é usada desde a antiguidade em favor da saúde. Muito rica em ferro e propriedades curativas, é indicada para artrite, reumatismo e gota, pois é depurativa.

Originária dos Estados Unidos, Canadá e Europa, é aplicada em forma de emplastro, moendo as folhas e aplicando diretamente na região afetada. Dessa maneira, pode diminuir significativamente a dor.

É um tipo de planta eficaz para aplicação no local.

Precauções para uso do remédio natural para artrose

As plantas podem oferecer muitos benefícios para a saúde e serem um remédio natural para artrose. Mas, como qualquer tipo de medicamento e composto químico, às vezes quando combinadas com medicamentos receitados em tratamentos convencionais podem causar problemas.

Entretanto, não há motivos para grandes preocupações, pois as interações prejudiciais são pouco comuns.

Referências:

Compartilhe a informação
Nutrição DF
Nutrição DF

Nutrição, nutrologia e performance física em Brasília / DF. Atendimento em clínica com bioimpedância de última geração, testes genéticos de alergia e intolerância e avaliação física completa. Equipe especializada, com preparador físico experiente, endocrinologistas, nutrologia, ortopedista e nutricionista esportivo.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *