Testosterona e libido feminina

Os problemas sexuais são muito comuns nas mulheres e, nesses casos, a redução do desejo (libido) é frequentemente relatada.

Este transtorno caracteriza-se pela redução ou ausência do desejo sexual de forma persistente ou recorrente, que pode causar sofrimento acentuado e/ou sérios problemas de relacionamento afetivo. O diagnóstico é realizado pelo médico clínico, levando em consideração diversos fatores que podem afetar a resposta sexual. Pode ocorrer em mulheres que se encontram no período pré-menopausa ou pós-menopausa. Neste caso, inclui-se tanto a menopausa natural, quanto aquela subsequente à retirada cirúrgica dos ovários (ooforectomia bilateral).

A produção de andrógenos no corpo da mulher decai com a idade, onde aos 40 anos a quantidade produzida costuma já ter caído pela metade.

Testosterona e libido feminina

O tratamento inclui desde a simples orientação até o auxílio com psicoterapia, medicamentos e reposição hormonal, de acordo com as necessidades de cada paciente. Sob o ponto de vista hormonal (endocrinológico), a testosterona, principal hormônio masculino, é fisiologicamente importante também para as mulheres. Vale ressaltar que os níveis de testosterona no sangue diminuem com o avanço da idade, sendo que no período do climatério ocorre uma redução mais acelerada, que pode contribuir para a diminuição da libido nestas mulheres.

A suplementação de testosterona para a mulher que apresenta valores de testosterona no exame de sangue iguais ou menores que 25 ng/dL, o que pode indicar menopausa precoce levando ao baixo desejo sexual.

Quando necessária, a testosterona deve ser utilizada na menor dose possível com o objetivo de aumentar seus níveis no sangue, sem, contudo, deixá-los acima do limite da normalidade
(300 mcg/dia). Foi demonstrado que um creme com testosterona (10 mg/dia) pode ser útil para as mulheres. Esta estratégia reduz significativamente o risco de ações masculinizantes indesejáveis da testosterona, como, por exemplo, crescimento de pelos, aumento da oleosidade da pele, acne, alterações da voz, entre outros. Estas mudanças ocorrem com maior frequência quando são prescritos implantes e injeções de testosterona que podem aumentar demais os níveis desse hormônio.

Como usar

Deverá ser aplicado imediatamente na pele não ferida e seca do braço, ombro ou barriga, deixando o produto secar por 3 a 5 minutos, evitando cobrir a pele ou contato com objetos por 30 minutos.

Preferencialmente, o produto deve ser aplicado depois do banho, à noite, antes de dormir, para que não seja removido pelo suor do dia. O gel tende a secar em poucos minutos mas é importante lavar as mãos com água e sabão logo depois da sua aplicação.

Contra-indicações

1. Se estiverem grávidas ou planejando engravidar. A testosterona adicional pode causar sérios problemas no feto;

2. Se estão em uma idade reprodutiva, sexualmente ativas e não usando adequados métodos contraceptivos;

3. Se estiverem amamentando;

4. Se sofrem de acne;

5. Se já possuem problemas com excesso de pelo no corpo, como na face;

6. Se sofrem de alopecia (queda de cabelo);

7. Se tiverem algum câncer associados com a presença de hormônios esteroides.

Alternativas

Flibanserin

O Flibanserin é um medicamento indicado para aumentar o desejo sexual de mulheres que ainda não se encontram na menopausa, diagnosticadas com transtorno do desejo sexual hipoativo. Embora seja conhecido popularmente como o viagra feminino, o flibanserin não tem qualquer semelhança com esse medicamento, tendo um mecanismo de ação completamente diferente.

Ainda não se sabe ao certo o seu mecanismo, mas pensa-se que está relacionado com a sua ação nos receptores de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores que estão relacionados com o interesse sexual e o desejo. Os efeitos inciam após 4-6 semanas de tratamento.

O Flibanserin é um remédio que está contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar e a pacientes com problemas no figado.
Além disso, também não devem ser ingeridas bebidas alcoólicas durante o tratamento.

MÉTODOS NATURAIS >

Compartilhe a informação
Nutrição DF
Nutrição DF

Nutrição, nutrologia e performance física em Brasília / DF. Atendimento em clínica com bioimpedância de última geração, testes genéticos de alergia e intolerância e avaliação física completa. Equipe especializada, com preparador físico experiente, endocrinologistas, nutrologia, ortopedista e nutricionista esportivo.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *