Orlistat e o controle da gordura

Orlistat, um composto que age diretamente no sistema digestivo, impedindo que a gordura ingerida em cada refeição seja absorvida, ou seja, cerca de 30% das calorias , sendo eliminada juntamente com as fezes. Isto, pois 30% da dieta é composta de gordura e o orlistat é um inibidor da lipase.

No entanto, para funcionar corretamente o deve ser tomado em conjunto com uma dieta levemente menos calórica do que o habitual, para que a perda e peso possa ser alcançada com maior facilidade. 

Indicado para acelerar o emagrecimento de pessoas obesas com índice de massa corporal igual ou superior a 28 kg/m ou que tenham esteatose hepática ou alterações do colesterol, sempre que associado a uma dieta de emagrecimento.

Além da perda de peso, outros benefícios que o uso do orlistate pode oferecer ao organismo são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

orlistat e gordura

Como usar

É recomendado tomar 1 comprimido de 120mg 3 vezes por dia, junto com as principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.

É importante reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura como frituras, embutidos, bolos, biscoitos e outras guloseimas. 

O tratamento com este remédio deve ser parado após 12 semanas, se a pessoa não tiver eliminado pelo menos 5% do seu peso corporal.

Ao tomar o medicamento, provavelmente vai precisar utilizar também um multivitamínico diariamente que contenha vitaminas A, D, E, K e beta-caroteno, pois ele reduz, em parte, a absorção de algumas vitaminas. As propriedades bloqueadoras de gordura do medicamento também tornam mais difícil para o seu corpo absorver vitaminas lipossolúveis, então, usar os medicamentos com diferença de 2h.

O tratamento com este remédio deve ser parado após 12 semanas, se a pessoa não tiver eliminado pelo menos 5% do seu peso corporal.

Efeitos colaterais

Por conta da não digestão de gorduras, o remédio pode trazer efeitos como a presença de gotas de gordura nas fezes, cólicas abdominais, aumento de gases, aumento do número de idas ao banheiro, e incontinência fecal.

Também é possível que a pessoa tenha dor de cabeça, sintomas relacionados a gripe, sinta dor para urinar, cansaço, ansiedade, insônia e ciclos menstruais irregulares (no caso de mulheres). Outros efeitos colaterais mais raros são lesão hepática grave e reação alérgica.

Além disso, Orlistat pode interagir com certos medicamentos como ciclosporina, levotiroxina, e análogos de vitamina D. Por isso é recomendando não usar essas substâncias simultaneamente ao Orlistat, respeitando intervalos de horas para o consumo de um e outro (duas horas para os análogos da vitamina D, três para a ciclosporina e quatro para a levotiroxina).

Verifique com seu médico se você estiver tomando algum medicamento com efeito anticoagulante, medicamento para diabetes, remédios de tireoide, ou outras drogas de perda de peso para saber se não há risco de interação. Em alguns casos, a sua dosagem pode precisar de ser ajustada.

Contraindicações

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando, assim como por pacientes com problemas crônicos de absorção intestinal, diarreia ou problemas na vesícula biliar e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.  Não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças e idosos.

Tratando o cansaço >
Aumentando a espectativa de vida com exercícios >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação
Nutrição DF
Nutrição DF

Nutrição, nutrologia e performance física em Brasília / DF. Atendimento em clínica com bioimpedância de última geração, testes genéticos de alergia e intolerância e avaliação física completa. Equipe especializada, com preparador físico experiente, endocrinologistas, nutrologia, ortopedista e nutricionista esportivo.

27 Comments

Dejair Militão de Azevedo

Qual hospital que o Dr. atende?

Reply
ortopedista

Atendo no Hospital Daher e nas minhas clínicas Salus Ortopedia e Fisioterapia, na Asa Norte e na Ceilândia, veja telefones e endereços em: https://drmarciosilveira.com/pacientes/consultas/

Reply
Ivanilde

Estou com 60 anos, tenho a perna direita 3cm menor que a esquerda, sempre senti dores no pé q queimei aos seis meses de vida, atualmente as dores intensificaram, joelho, panturrilha e o ciático, oparece que está enrijecendo que deve fazer?

Reply
ortopedista

Ivanilde, seu caso não é simples, precisa de uma avaliação melhor em consulta médica, através de exame físico e exames de imagem. Entre as hipóteses mais prováveis, está a artrose na coluna lombar ou/e no quadril.

Reply
Janeide Dantes

Tenho 57 anos. Sinto terríveis dores nos dois joelhos principalmente no joelho esquerdo. Dá tipos uns estalos. Um barulho esquisito. Pra subir escadas sinto fortes dores. E geralmente preciso de apoio.

Reply
ortopedista

Oi Janeide, está parecendo um desgaste articular avançado no seu joelho, na região patelo-femoral (uma condropatia patelar avançada?). Tem de procurar marcar consulta para ter um diagnóstico preciso e ser proposto um tratamento adequado.

Reply
Sandra Pessoa

Tenho 53 anos, e a 2 meses tive uma dor insuportável no meu nervo ciático que quase caí, e desse dia pra cá meu joelho esquerdo incha e dói o tempo todo fica difícil pra caminhar e na parte de trás do joelho fica inchado e dolorido, pode ser por causa de minha coluna estou com 8 bicos de papagaio, obrigado

Reply
ortopedista

Oi Sandra, é improvável, pela descrição parecem ser doenças separadas, mas deve ser melhor investigado com o médico assistente.

Reply
Isamara Rêgo do Nasciment

Tenho 36 anos descobri q tenho artrite reumatoide em Outubro de 2019 e desde então estou encostada do Trabalho e em tratamento com um Reumatologista que vêem só aumentou as doses de corticóides para parar a Doença... sem resultados. Sobre meus joelhos... mesmo em repouso sinto dores, tem estalado tbm e tem dias q ando com muita dificuldade...Ex: pra sentar no vaso sanitário grito pq os dois doem e pra levantar grito tbm pq forço tbm as mãos q estão tbm acometidas da Artrite... sobre os Joelhos: consigo tratá-los no Ortopedista ??Me ajudem

Reply
Vilma da Costa Santos

Dr. você atende pela ASSEFAZ? Obrigada

Reply
ortopedista

Isamara, vc tem de controlar a artrite reumatóide, com medicamentos venosos, caso necessário, existem os biológicos, assim consegue reduzir o corticóide, tem de fazer as infiltrações com o reumatologista e medicação analgésica. É muito importante manter a força da coxa e quadril (veja aqui https://www.ortopediadoidoso.com.br/super/atividade-fisica-na-artrose/) , que reduz a dor nos joelhos e melhora a função, que você consegue com fisioterapia e fortalecimento direcionado (veja aqui https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/fortalecimento-muscular-de-coxa-na-condropatia-patelar/ ). Pela ortopedia, é quando a incapacidade e a dor não estiver mais sendo controlada, para realizar a artroscopia para tentar reduzir a inflamação, ou mesmo partir para a artroplastia total de joelho, caso a articulação esteja muito desgastada. Pode acontecer em artrite reumatóide muito grave.

Reply
ortopedista

Oi Vilma, atendo assefaz sim -> https://drmarciosilveira.com/pacientes/consultas/

Reply
Lucilene Mendes Gonçalves

Meu nome é Lucilene, há algum tempo venho sentido muita dor começa na lombar e vai pro joelho, muitas vezes tive dificuldades para andar e até sentar, fiz uma ressonância mas um médico diz que seria descarte do joelho o outro disse que não deu nada, mas ainda sinto muita dor. Tive febre reumática quando criança será que pode ser reumatismo?

Reply
ortopedista

Olha Lucilene, a sua queixa é de lombociatalgia, a famosa dor ciática (veja aqui: https://www.dorsalgia.info/coluna/ ), mas pode ter desgaste no joelho também. Merece fazer uma investigação na coluna lombar. Em relação a febre reumática, atinge mais o coração.

Reply
Rogério Alves

Tenho 32 anos sempre sinto dores no joelho depois de jogar bola, há um tempo tive aumento de peso, fiz uma ressonância magnética e o médico pediu pra fazer fortalecimento pois os joelhos estavam desgastados, só o fortalecimento irá aliviar as dores?

Reply
Pedro Soares de Moura

Tenho 72 anos, estou com artrose no joelho direito, já fiz infiltrações, melhorou muito, mas depois de alguns anos voltou novamente, provavelmente pela sobrecarga nas caminhadas, e agora num estágio mais avançado, dores atrás, na panturrilha, na frente, gostaria de saber qual o melhor caminho para aliviar essas dores? Aguardo um diagnóstico. Obrigado pela atenção. Pedro Moura

Reply
Márcio André Rodrigu

Fiz cirurgia duas vezes no joelho e nunca mais foi o mesmo.... e já rompi mais de 60% to tentão partelar de novo

Reply
Maria Celeste Fernandes

Atende através do convênio Geap?

Reply
ortopedista

Olá Rogério, joelhos desgastados lembra condropatia, é fortalecimento muscular de coxa e quadril associado com redução de peso (reduzir massa gorda e ganhar massa magra). Isso é o mais importante, principalmente você sendo tão jovem. Para aliviar os sintomas existem a fisioterapia analgésica, acupuntura, viscossuplementação e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Saiba mais aqui: www.condropatia.com.br

Reply
ortopedista

Pedro, não tem como dar um diagnóstico, pois não é uma consulta. Pela sua história, é o padrão habitual da evolução da artrose, como não sei o grau atual, mas você melhorou bastante com a infiltração (espero que seja a viscossuplementação, que associa o ácido hialurônico), acredito que possa tentar repetir a infiltração, e fazer um reforço muscular de coxa e quadril, e optar pela hidroginástica como atividade física principal. Graus muito avançados de artrose, somente a artroplastia. Veja mais aqui: www.ortopediadoidoso.com.br

Reply
ortopedista

Márcio, você não explicou quais foram essas duas cirurgias. Você tem ruptura de 60% do tendão patelar, mais de 50% é critério para tratamento operatório, que tem de ser realizado fazendo reforço com tendão semitendineo. Também não sei se você tem alguma doença associada que impeça ou que contribua para as lesões, como uso de corticosteroides em altas doses ou insuficiência renal grave.

Reply
ortopedista

Oi Maria Celeste, atendo GEAP sim.

Reply
Edinalva

Boa noite, me chamo Edinalva, agora dia 14 de maio fez um ano que passei por um processo de dores terríveis do quadril até o pé, daí procurei um ortopedista e ele me pediu uma ressonância magnética, fiz o exame somente dos quadris, daí acusou no exame que eu estava com tendinite nos glúteos médio e mínimo, bursite e hérnia de disco. Fiz fisioterapia e melhorou, só que eu sinto muita dor no joelho direito e uma dor na coxa pelo lado de trás, não consigo ficar em pé por muito tempo, nem com a perna encolhida e nem esticada é como se estivesse com um certo nervo encolhendo. O que será essa dor dr.

Reply
Washington Luiz dos Santos

Dr.eu estou com um poblema na perna direita,ela me dói muito,a dor começa na virilha e vai até os pés eu fiz um raio x da coluna,e pelo que sei não está nada bem,eu gostaria de saber como fazer,para ver se curo dessas dores,eu já nem durmo de tanta dor.

Reply
ortopedista

Olá Washington, parece uma dor tipo ciática, tem de buscar um colega especialista em coluna (ortopedista ou neurocirurgião) e fazer um exame de ressonância. Tem tratamento, saiba mais sobre aqui: www.dorsalgia.info

Reply
Viviane Nogueira Gomes

Boa noite eu me chamo Viviane tenho 30 anos e to sofrendo muito com o meu joelho esquerdo dores muito forte e pioraram mais agora ele começou a inchar.

Reply
ortopedista

Oi Viviane, nesse caso temos de começar fazendo um exame clínico e pedindo exames para investigação diagnóstica. Temos de descobrir o problema, ou problemas, para poder tratar.

Reply

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *